Este post também está disponível em:
Engintron para cPanel/WHM é a maneira mais fácil de integrar Nginx em seu servidor cPanel/WHM.
Engintron melhorará a capacidade de desempenho e serviço web do seu servidor, ao mesmo tempo em que reduz a carga de CPU/RAM.
Ele faz isso instalando & configurando o popular servidor web Nginx para atuar como um proxy de cache reverso para arquivos estáticos (como CSS, JS, imagens etc.) com uma camada adicional de micro-cache para melhorar significativamente o desempenho de conteúdo dinâmico gerado por CMSs como WordPress, Joomla ou Drupal, bem como softwares de fórum como vBulletin, phpBB, SMF ou soluções de comércio eletrônico como Magento, OpenCart, PrestaShop e outros.
Mas por que você devo usar o Nginx em meu servidor cPanel?
o cPanel usa o servidor web Apache para servir sites por padrão. Apache, no entanto, não é conhecido por ter um bom desempenho sob tráfego pesado na Web (especialmente em período com picos de tráfego), além disso utiliza muita CPU/RAM.
Então, como podemos mitigar essas questões?
A resposta é simples: implantando o Nginx, outro software popular de servidor web, na frente do Apache. Nginx atua como um proxy de tráfego web, servindo diretamente todos os ativos estáticos como CSS, JS, imagens etc. por padrão, em vez de Apache. Isso diminui significativamente os recursos de CPU/RAM consumidos pelo Apache, deixando seu servidor com mais recursos disponíveis para outras tarefas.
Uma curiosidade, é que a maneira como a Engintron configura o Nginx dentro do seu cPanel é muito parecida com a forma como o popular CDN CloudFlare funciona. O Nginx (como o CloudFlare) serve diretamente a todos os conteúdos estáticos como CSS, JS, imagens etc. em vez do servidor web real, diminuindo assim a carga no servidor cPanel. Ao contrário do CloudFlare, que exige que todos os seus domínios sejam configurados com esse serviço, você faz tudo dentro do seu servidor cPanel. E melhor ainda, você também tem uma camada adicional de cache para quando seu tráfego aumenta, não apenas em um site, mas inteiramente para o seu servidor. Essa camada adicional de cache é referida como um “micro cache” e apenas armazena solicitações GET & HEAD (nunca solicitações POST) o que significa que é possível usá-la em qualquer tipo de site, seja um pequeno site corporativo da Joomla dinâmico ou blog wordpress para um portal de notícias mais complexo ou site de fórum ou e-commerce, que exige que os usuários façam login e manuseiem conteúdo personalizado ou até mesmo gerem conteúdo. A configuração de 1 segundo de solução “micro cache” da Engintron com a Nginx é, portanto, ideal para qualquer tipo de site e pode aumentar o número de solicitações simultâneas atendidas pelo seu servidor cPanel de algumas centenas por segundo (usando apenas Apache) para milhares (usando Nginx na frente do Apache).
Não apenas sua capacidade de serviço aumentará, mas a carga em seu servidor também cairá significativamente 🙂
Se você está enfrentando problemas de desempenho com seu servidor cPanel, Engintron é a solução ideal. Na verdade, é realmente uma solução de “configurar e esquecer”, pois você a configurará uma vez e, em seguida, ela apenas será executada no seu servidor sem qualquer manutenção adicional de sua parte.
Finalmente a instalação do Engintron
A instalação é um processo que dura apenas alguns minutos. Você precisará de acesso SSH (root ou sudo) e ao WHM. Se tudo estiver bem, faça login ao ssh e digite os seguintes comandos, um de cada vez:
cd /; rm -f engintron.sh; wget --no-check-certificate https://raw.githubusercontent.com/engintron/engintron/master/engintron.sh; bash engintron.sh install
O processo de instalação irá demorar alguns minutos. Aproveite e visite a página de documentação do Engintron
Erro comum após a instalação: nginx não iniciar. Explicando o motivo. Durante o processo as portas do Apache 80 e 443 são alteradas para 8080 8443, e o NGINX é configurado para utilizar as portas 80 e 443. Neste processo é comum que a instalação não consiga parar as portas do Apache em 80 e 433. A solução rápida é dar um reboot no servidor. A solução mais demorada é descobrir quais são os processos de dar um kill. Estou a disposição para responder duvidas…
Chegamos ao fim de mais um tutorial. No WHM vc verá como Ultimo Menu o Engintron.
Deseja uma otimização perfeita na performance e segurança do seu NGINX e Servidor. Considere contratar os serviços da HelpSysAdmin