Como instalar Glances para monitorar o servidor

Este post também está disponível em: English (Inglês)

Glances é uma ferramenta gratuita, Open Source, multiplataforma, real-time, assim como outras ferramentas similares como top e htop.

Ele oferece recursos avançados em comparação a outras similares, e pode ser executado em diferentes modos: como autônomo, no modo cliente/servidor e no modo servidor web.‎ Como verá a seguir ele não é apenas mais uma ferramenta.

‎Para executar o Glances no modo Web Server, vamos precisar instalar junto um modulo python chamado bottle. Neste post vamos ensinar como instalar o Glances, executar, algumas configurações e demonstrar o quanto é util esta ferramenta no dia a dia.

1 – Instalando pip3 e modulo devel

Red Hat / CentOS
yum install python3-pip python3-devel -y
Debian / Ubuntu
apt install python3-pip python3-dev -y

2 – Instalando o Glances

Red Hat / CentOS
pip3 install glances
Debian / Ubuntu
pip3 install glances

3 – Instalando módulo bottle

Red Hat / CentOS
yum install python3-bottle
Debian / Ubuntu
apt install python3-bottle

Caso não consiga instalar com as instruções acima, você pode tentar instalar com o yum ou apt dependendo da sua distribuição. Abordei a instalação com pip3 pq a versão disponível é mais atualizada.

4 – Executando o Glances pela primeira vez e conhecendo a interface.

No Shell do seu linux execute

glances
Tela default do Glances

Na tela do Glances temos muitas informações importantes, CPU %, MEM, SWAP, Numero de Conexões TCP etc… e não para apenas por aí, existem vários recursos que ainda podem ser habilitados ou desabilitados.

5 – Executando Glances no modo Web Server de forma segura

Agora vamos ativar o modo Web Server com senha, para que você consiga acessar a interface do Glances em seu Browser. Antes de iniciar libere em seu firewall a porta tcp 61208

glances -w --password

Ao executar o comando acima ele irá solicitar que digite a senha e confirme a seguir, ao final irá perguntar se deseja salvar estas alterações. O usuário será glances, a senha será a que definiu, ao final o glances já estará em modo servidor conforme a imagem abaixo, basta acessar http://ipdoseuservidor:61208 , usuário glances e a senha que definiu.

Quando desejar parar o modo web , basta utilizar o ctrl + c no seu terminal.

6 – Um pouco sobre o arquivo glances.conf

Nenhum arquivo de configuração é necessário para o Glances. O glances.conf apenas oferece mais recursos e configurações. A intenção não é explicar toda a funcionalidade do glances.conf, mas sim deixar claro o que ele faz e quão útil ele pode ser em seu monitoramento.

O seu glances.conf pode ser salvo em ~/.config/glances ou em /etc/glances

Você poderá encontrar um modelo do glances.conf em
/usr/local/share/doc/glances/glances.conf
Caso não encontre, o arquivo está disponível no GitHub do projeto do Glances

No glances.conf é possível definir várias coisas, como por exemplo, o nível de alerta para a CPU, MEM, IOWAIT, NETWORK, NGINX STATUS, e muitos outros recursos. Este arquivo realmente vale a pena ser visto e estudado um pouco.

Nós da HelpSysAdmin utilizamos muito o Glances e otimizamos nos servidor de nossos clientes