Almalinux x Rock Linux

Este post também está disponível em: English (Inglês)

AlmaLinux e Rocky Linux são duas distribuições Linux independentes que surgiram como alternativas ao CentOS, após a mudança de direção anunciada pela Red Hat. Embora ambos tenham o objetivo de fornecer uma plataforma de código aberto, estável e de longo prazo para empresas e usuários, existem diferenças sutis entre as duas.

AlmaLinux:

– AlmaLinux foi criado pela CloudLinux, uma empresa conhecida por suas soluções de estabilidade e segurança para hospedagem compartilhada de servidores web.

– AlmaLinux é um fork direto do Red Hat Enterprise Linux (RHEL), o que significa que é baseado no código-fonte do RHEL.

– Uma coisa importante que chama a atenção de todos os clientes que estão tentando obter uma resposta para a pergunta AlmaLinux vs rocky Linux é o valor que o AlmaLinux deve gastar em sua manutenção, US $ 1 milhão anualmente. Isso significa que toda a equipe está determinada a garantir o lançamento de atualizações e patches de segurança completamente testados regularmente para que os usuários possam ter a melhor experiência com o AlmaLinux.

– A equipe do AlmaLinux se comprometeu a oferecer atualizações de segurança de longo prazo e suporte gratuito, seguindo o modelo tradicional de distribuição Linux.

– O objetivo principal do AlmaLinux é fornecer uma alternativa compatível com o RHEL para empresas que desejam migrar do CentOS para um sistema operacional semelhante.

Rocky Linux:

– Rocky Linux foi iniciado por um dos co-fundadores do CentOS, Gregory Kurtzer, após o anúncio da Red Hat. Ele se propôs a continuar o trabalho de oferecer uma distribuição gratuita e de código aberto, compatível com o RHEL.

– Embora Rocky Linux também seja um fork do RHEL, ele não é baseado diretamente no código-fonte do RHEL, mas sim no CentOS 8. Portanto, inicialmente, foi planejado ser uma continuação direta do CentOS.

– Assim como o AlmaLinux, o Rocky Linux tem como objetivo fornecer atualizações de segurança de longo prazo e suporte gratuito para empresas e usuários.

– A equipe do Rocky Linux também está trabalhando em estreita colaboração com a comunidade para desenvolver e manter a distribuição.

Em resumo, tanto o AlmaLinux quanto o Rocky Linux são distribuições Linux que visam fornecer uma alternativa ao CentOS, oferecendo suporte de longo prazo e compatibilidade com o RHEL. A principal diferença está nas organizações por trás das distribuições e nas bases em que foram construídas, sendo o AlmaLinux um fork direto do RHEL e o Rocky Linux um fork do CentOS.